sexta-feira, setembro 11, 2009

Sexagem Fetal

Sexagem Fetal

Através da análise do plasma materno, é possível saber se o bebê é menino ou menina a partir da oitava semana de gestação.

A técnica PCR (reação em cadeia de polimerase) consiste em identificar se há fragmentos do cromossomo Y, que determina o sexo masculino. É feita uma coleta de sangue da mãe, separado o plasma, e, dele os fragmentos de DNA circulantes, o chamado DNA livre.

Quando o teste é positivo, a probabilidade de o feto ser um menino é superior a 99%. Quando negativo, a técnica demonstra que não existem fragmentos do cromossomo Y circulante, então conclui-se que o feto é do sexo feminino. Neste caso a certeza é de 74% até a 8ª semana, crescendo para 99% depois de completadas 8 semanas.

Em casos de gêmeos idênticos (univitelinos) o resultado é válido para ambos. Para gêmeos bivetelinos, ou seja, quando há mais de uma placenta, se o resultado do exame for menino significa dizer que ao menos um deles é menino, não sendo possível determinar se trata-se de dois meninos ou um casal. Se o resultado for menina, indica que ambas as gêmeas são meninas.

Em cerca de 5% dos casos há necessidade de recoleta por motivos de resultados inconclusivos.

Metodologia:

O plasma é separado e submetido à reação em cadeia da polimerase (PCR) com oligonucleotídeos inciadores derivados do gene DYS14, específico do cromossomo Y. A enorme sensibilidade da PCR permite detectar pequenas quantidades de DNA fetal presente no plasma materno. Este DNA provém de diferentes tipos de células fetais, mas no plasma materno ocorre enriquecimento deste DNA fetal, cuja quantidade aumenta conforme a evolução da gravidez.

Prazo: 12 dias úteis