sábado, agosto 30, 2008
sexta-feira, agosto 29, 2008
quinta-feira, agosto 28, 2008
Super-papai: ajudando a mamãe a lidar com o bebê
Papai
Super-papai: ajudando a mamãe a lidar com o bebê
Não tem jeito. Muita mamãe morre de medo de deixar o nenê nas mãos do desajeitado papai. Não é para menos. Se o pai demonstra total inabilidade no simples contato com o pequeno da família, imagine na hora de enfrentar os momentos de barra pesada, como choro estridente e outros entreveros.
Mesmo que pareça que o papai tenha nascido para assistir jogo de futebol e não a segurar um bebê no colo, ainda assim pode ser um grande ajudante quando a mamãe precisar de um auxílio na hora de cuidar do filho. Entretanto, ele precisará de um empurrãozinho da parte da mamãe.
Pode ser que no início o papai se recuse a olhar o bebê enquanto a mamãe descansa, cozinha ou tem que dar uma saidinha. Geralmente, o pai simplesmente dá uma desculpa esfarrapada para escapar da "hora ruim" de cuidar do filho.
Sabe o que é isso? Receio, medo de não dar conta do recado! Aquele frio na barriga que as mulheres têm assim que recebem o bebê no colo e pensam se vão conseguir cuidar bem do bebê os papais também sentem.
É lógico. Os pais querem abraçar o filhão quando o bebê está limpíssimo, calminho e já cansado de tanto atormentar os outros. Aí é fácil.
A melhor maneira desse friozinho na barriga passar é "treinando" como acontece com a mamãe. Por isso, o incentivo para que o papai ajude desde cedo é o que precisa para que se torne cada dia mais seguro nos cuidados com o bebe.
Papai participativo - A mamãe deve começar chamando o papai para participar de todas as atividades que a mamãe fará com o bebê. Peça para ele ajudar a dar banho nem que seja para pegar o sabonete e colocar na mão da mamãe, segurar a mãozinha do bebê na trocas de fraldas e coloque o bebê para ninar no colo do papai.
A mamãe deve aumentar as responsabilidades do papai aos poucos até que ele se sinta seguro e ela também consiga sem neuras deixar o bebê nas mãos do papai.
O problema é que, na maioria das vezes, a mamãe ao ouvir seu bebê iniciando choro no colo do papai logo assume seu papel de cuidadora e retira o bebê dos braços do papai. Isso acaba sendo ruim, porque o pai tem de acostumar aos problemas também.
Se o papai está fazendo a maior sujeira na hora da papinha, a mamãe fica furiosa com a sujeira e toma a colher do papai. Depois reclamam que eles não ajudam.
Quatro mãos - A mulher precisa pensar se afinal não é ela quem está impedindo a evolução do papai ao posto de nobre ajudante. Se ele nunca conseguir terminar de dar um banho porque a mamãe não deixa, ele sempre se sentirá inútil nos cuidados com o filho e deixará de tentar já que a sua mulher sempre faz tudo.
Se o papai segura de forma desajeitada o bebê no colo, se demora mais de uma hora para trocar a fralda ou se suja o bebê e mais a cozinha na hora de dar comida a mamãe deve deixar a interação entre papai e bebê acontecer e aos poucos dar dicas de como melhorar os cuidados. Nunca passar por cima do que o papai está fazendo e assumir o cuidado.
Cada um tem um jeito e um olhar sobre os cuidados. Mas mamãe e papai têm o mesmo amor e carinho por aquele pequeno ser que alegra todos os dias a vida deles.
Dicas
Deixe todos os apetrechos da troca de fralda perto do trocador onde o papai não precise de muitos movimentos para realizar a troca.
Mostre ao papai as características do choro do seu bebê, principalmente o de fome e o de cólica, se o seu filho tiver.
Elogios e incentivo para com o papai é a melhor maneira de fazer com que participe cada dia mais nos cuidados com o bebê.
Bruno Rodrigues
Data de publicação: 26/08/2008.
terça-feira, agosto 26, 2008
domingo, agosto 24, 2008
O idioma do bebê - por Débora Mamber


Para alguns especialistas, essa linguagem não tem nada de boba. É como se fosse um manual de instruções para que o bebê adquira a habilidade da fala. Pesquisas realizadas na Universidade de Carnegie Mellon, em Pittsburg, nos Estados Unidos, mostram que os pequenos não apenas preferem a linguagem infantilizada como também aprendem mais rápido com ela.
Uma questão de ritmo
Quando falamos agudo, por exemplo, prendemos a atenção dos pequenos. A entonação exagerada e cantada, alternando sons fortes e suaves, e o esticar das vogais ajudam a criançada a compreender as variações da língua e as separações entre as palavras.
"Grande parte do processo de comunicação se dá no chamado padrão melódico", diz a fonoaudióloga Jacy Perissinoto, da Universidade Federal de São Paulo. Ela ressalta que, com essa melodia, transmitimos também uma grande carga afetiva. Aos poucos, a fala do adulto se amolda às novas habilidades da criança. "É justamente no diálogo que esses ajustes se fazem, em ambas as partes", completa Jacy.
sábado, agosto 23, 2008
Momento de Reflexão
Não importa onde você parou... em que momento da vida você cansou... o que importa é que sempre ´é possível e necessário "recomeçar", Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo... e renovar as esperanças na vida e, o mais importante...
acreditar em você de novo.
Chorou muito? Foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido? Era o início de tua melhora...
Onde você quer chegar? Ir alto? Sonhe alto... queira o melhor do melhor...
Se pensarmos pequeno... coisas pequenas teremos...
Mas se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor... o melhor vai se instalar em nossa vida.
Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.
Carlos Drummond de Andrade
terça-feira, agosto 19, 2008
.
Não existe uma pessoa certa para gente...
Existe uma pessoa que, é, na verdade, a pessoa errada!
Porque a pessoa certa faz tudo certinho...
Chega na hora certa...
Fala as coisas certas...
Faz as coisas certas...
Mas, nem sempre a gente está precisando das coisas certas...
Aí, é a hora de procurar a pessoa errada...
A pessoa errada te faz perder a cabeça...
Fazer loucuras...
Perder a hora...
Morrer de amor...
A pessoa errada vai ficar uns dias sem te procurar...
Para na hora que vocês se encontrarem, a entrega ser muito mais verdadeira!
A pessoa errada é na verdade, aquilo que a gente chama de pessoa certa...
Essa pessoa vai te fazer chorar, mas uma hora depois vai estar enxugando suas lágrimas...
Essa pessoa vai tirar seu sono...
Mas, vai te dar em troca uma noite de amor inesquecível...
Essa pessoa talvez te magoe...
E, depois te encha de mimos pedindo perdão...
Essa pessoa pode não estar 100% do tempo ao seu lado...
Mas vai estar 100% da vida dela esperando você!
O que é certo mesmo é que temos que viver cada momento, cada segundo, amando, sorrindo, chorando, emocionando, pensando, agindo, querendo, conseguindo...
Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas.